Foto: George McCaa, U.S. Bureau of Mines, 1928

Foto: George McCaa, U.S. Bureau of Mines, 1928

Os gases tóxicos nas minas de carvão mataram muitas vidas e a causa mais frequente, além das explosões, foram os envenenamentos devido à presença de monóxido de carbono (CO). Portanto, era muito importante identificar a presença desse gás na mina.

O médico escocês John Scott Haldane sugeriu a idéia de usar animais sentinelas: pequenos ajudantes que poderiam acompanhar os mineiros e identificar um perigo eminente de gás antes de qualquer outra pessoa, para que os mineiros pudessem deixar minas perigosas antes de ficarem intoxicados.

Os canários, altamente sensíveis à presença de gases nocivos no ar, responderam mais rapidamente do que os seres humanos e, assim, tornaram-se grandes aliados, alertando os mineiros para a presença de CO antes que qualquer envenenamento ocorresse. Por muitos anos, esses animais acompanharam os mineiros em seu trabalho e evitaram a morte de milhares deles.

Por esse motivo, os canários se tornaram um símbolo de aliado para acompanhar os exploradores: alertando-os, antes de mais ninguém, de qualquer risco em sua expedição.

Assim, queremos ser o canário do seu próximo projeto.